twitter
rss



  •  Previamente à aula tutorial – a partir do tema de Área de Projecto – Eu e a música –audição do livro ”Mozart“, de Ann Rachlin E Susan Hellard, elaboração de um cartaz com uma lista de palavras, planificação da biografia através de um conjunto de questões relacionadas com alguns tópicos incluídos no plano e preenchimento de uma ficha técnica relativa ao músico e compositor. Esta ficha técnica foi objecto de uma revisão, tendo em conta o código de correcção. Foram assinaladas as incorrecções ortográficas, sintácticas ou semânticas e fizeram-se reformulações. Textualização - produção do texto, em trabalho de grupo, a partir do plano e da ficha técnica preenchida.



  • Aula tutorial – apresentação de um powerpoint com as produções dos alunos realizadas nas aulas anteriores, para reflexão, tendo em conta o código de correcção. Reescrita colectiva do texto, com expansão do mesmo.

 Apresentação de um excerto da ópera “A flauta Mágica” de Mozart, em filme animado. (em inglês) http://www.youtube.com/watch?v=O7Wp3p3did4

• Desenvolvimento de estratégias de antecipação com base no título do texto
Livro: Histórias pequenas de bichos pequenos, de Álvaro Magalhães Texto: Bicho-da-seda
Descrição da actividade: pedi a um aluno que lesse o título do texto; sugeri aos alunos que  "adivinhassem" o assunto abordado no texto e justificassem as suas opiniões; incentivei-os a dizerem o que sabiam sobre o assunto e o que gostariam de aprender. Cada aluno preencheu uma ficha de registo, orientadora desta actividade.
• Após a leitura do texto "Bicho-da-seda", coloquei várias questões para realçar a relação entre o bicho-da-seda e o vestuário. De seguida, as crianças preencheram uma ficha de compreensão textual.



Apresentação do vídeo "Metamorfose da Borboleta" em http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask

• Com base na leitura do texto informativo "Ciclo da vida do bicho-da-seda", os alunos identificaram as fases do ciclo da vida do bicho-da-seda e utilizaram uma estrutura de mapeamento visual sobre a metamorfose da borboleta, para esquematização da informação.




O colar de contas constitui um dos materiais estruturados para efectuar contagens, na área de Matemática. Numa primeira fase os alunos resolveram os problemas propostos pelas imagens. Durante a resolução dos problemas, os alunos recorreram aos colares de contas, escolhendo o que preferiam para os apoiar na resolução dos mesmos.

Depois da resolução dos problemas, os alunos verbalizaram e fundamentaram as suas escolhas. O trabalho com o colar de contas irá ser retomado periodicamente, recorrendo fundamentalmente à oralidade, de modo que os alunos se familiarizem com este material estruturado e o utilizem como apoio à contagem.