• Apresentação do vídeo "Brincando de rimar", do Youtube, como actividade lúdica e ponto de partida para a poesia, através da identificação de algumas rimas do poema musicado e audição de algumas estrofes do livro apresentado no vídeo.
• Actividade 1 – A palavra pelo desenho: a primeira parte consistiu na legendagem de imagens como estratégia de descoberta do conteúdo do poema "Leilão de Jardim", de Cecília Meireles; a segunda parte iniciou-se com a audição do poema e a verificação e correcção ortográfica das respostas efectuadas pelos alunos.
• Actividade 2 – Quebra de linha: apresentação do poema "A minha casinha", de Luísa Ducla Soares, com a forma de texto corrido. Os alunos leram, pausadamente, e verificaram que se quebrassem as frases em determinadas partes, o sentido das expressões ficaria mais perceptível e com ritmo. Em trabalho colectivo, reescreveram-no com a estrutura de um texto poético, reflectindo colectivamente, na existência de versos e estrofes, na rima e pausa no final de cada verso.
• Actividade 3 – Poema emprestadado: preenchimento de versos com espaços em branco do poema trabalhado na actividade 2. Ilustração.