Diverte-te a ver e a ouvir a fábula «A Raposa e o Corvo».
− Apresentação, em CD-ROM, da história «Os Músicos de Bremen».
− Leitura da história em suporte de papel.
− Recriação do texto através das seguintes actividades:
• Confusão de letras: Descoberta das personagens do texto, dos lugares e do título num quadro com letras e transcrição fonética, para um registo-síntese dos erros de leitura.
• Verdadeiro ou falso?: Questões de resposta de escolha múltipla, para avaliar a extracção de sentido de um texto.
• Escolha certa: Questões de resposta de escolha múltipla, com alternativas textuais próximas.
• Caça à resposta: Questão de resposta aberta para obter informações mais pormenorizadas sobre o que a criança compreendeu.
• Vozes dos animais: Questão de completamento com as vozes dos animais da história e outros.
• Palavras baralhadas: Questão de construção de frases com palavras desordenadas, com o objectivo de avaliar a compreensão da estrutura de frases.
• À procura das palavras: Questões de completamento, com fragmentos do texto.
• Caminho Certo: Questão de reconstrução da narrativa pela imagem, através de uma sequenciação.
• Ordem no texto: Sequenciação de frases, para avaliar a compreensão da estrutura do texto lido.
Objectivos das actividades realizadas
Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida);
Inferir a importância do consumo de água «pura».
Procedimentos:
Os alunos observaram os diversos líquidos.
Os alunos provaram os diversos líquidos, cada um com a sua palhinha.
Os alunos cheiraram os diversos líquidos.
Registaram as suas conclusões.
Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida);
Inferir a importância do consumo de água «pura».
Procedimentos:
Os alunos observaram os diversos líquidos.
Os alunos cheiraram os diversos líquidos.
Registaram as suas conclusões.
Observação microscópica de uma gota de água
É importante conhecer a proveniência da água que se bebe, pois mesmo apresentando as três características, a água pode não ser própria para consumo, por conter impurezas e/ou microrganismos só visíveis ao microscópio.
Realizámos a observação microscópica de uma gota de água, retirada de um riacho, que à vista parecia «pura», mas ao microscópio observaram-se impurezas. Também observámos uma gota de água de infusão de salsa.
Para a realização desta actividade, convidei a Drª Filomena, professora de Ciências e Matemática na EB2,3 deste Agrupamento, que como amiga e colega, de imediato se disponibilizou para estar presente na nossa sala de aula. Obrigada pela sua colaboração.
Plano Nacional de Leitura
Guião de Leitura - O livro foi lido na sala de aula por mim e pelos alunos que, posteriormente, preencheram o guião de leitura que se segue. Elaborei este guião de acordo com os poemas e com os casos de leitura que cada ferramenta proporcionava.
Laboratório gramatical: o ensino da gramática como actividade de descoberta
Uma actividade de «aprendizagem pela descoberta» para a explicitação de conhecimento linguístico implica uma cuidadosa planificação de apresentação do material linguístico.
A observação de dados foi apresentada sob a forma de um mapa, onde cada aluno traçou um percurso, seguindo as orientações fornecidas. Após esta tarefa, as crianças identificaram os nomes das ruas percorridas, desde o ponto de partida ao ponto de chegada e transcreveram-nos, respeitando a letra maiúscula. Através de duas actividades, os alunos chegaram à conclusão que os nomes das ruas/avenidas escrevem-se com letra maiúscula e cada rua tem o seu próprio nome.
Os alunos formularam hipóteses depois da sistematização de dados – Os nomes escrevem-se todos com letra maiúscula? Como se chamam?
Dá-se uma nova apresentação de dados com várias imagens, com conteúdos tranversais a Estudo do Meio e Matemática (identificação, tempo, estações do ano, itinerários, calendários). Os alunos tiveram que identificar cada uma das imagens com as palavras dadas.
As crianças confirmaram que há nomes que se escrevem com letra maiúscula e indicaram aqueles que são apresentados. De seguida, os alunos foram convidados a consultar as imagens e a seleccionar as informações solicitadas.
Por fim mobilizaram os conhecimentos adquiridos através do preenchimento de um quadro relativo aos seus dados pessoais e preferências.
Tentei construir paradigmas relevantes para a descrição do aspecto gramatical a estudar – Nomes Próprios – organizados de tal forma que orientem os alunos para:
i. descoberta de regularidades
ii. inferência de regras
iii. validação dessas regras em confronto com novos dados e eventual reformulação das primeiras regras em generalizações com um poder descritivo empiricamente testável.
Entende-se por conhecimento explícito, no programa, a progressiva capacidade de descrição da língua e na sua utilização proficiente e continuada; é aqui que se encontra o domínio de regras gramaticais que conferem ao sujeito linguístico um índice elevado de consciência do funcionamento da língua.
O trabalho que incide sobre o conhecimento explícito da língua tem um objectivo triplo:
i. O desenvolvimento da consciência linguísticados alunos, num trabalho de observação, comparação e manipulação de dados, para descoberta de regularidades no funcionamento da língua;
ii. A sistematização e a explicitação dessas regularidades, com recurso ou não à metalinguagem;
iii. A mobilização dos conhecimentos adquiridos na compreensão e na produção de textosorais e escritos.
Decorre do que foi dito que o trabalho realizado com os alunos foi devidamente planificado por mim para que, por um lado, se desenvolvessem momentos específicos de trabalho com a língua e sobre a língua e para que, por outro lado, o resultado desse trabalho se constituísse como efectiva ferramenta de apoio ao desenvolvimento das competências dos alunos.
O tipo de conhecimento explícito que as crianças assim constroem sobre a língua é directamente ligado à sua função significativa.
Objectivo:
• Elaborar sequências de números segundo uma dada lei de formação e investigar regularidades em sequências e em tabelas de números.
Subscrever:
Mensagens (Atom)