Objectivos das actividades realizadas
Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida);
Inferir a importância do consumo de água «pura».
Procedimentos:
Os alunos observaram os diversos líquidos.
Os alunos provaram os diversos líquidos, cada um com a sua palhinha.
Os alunos cheiraram os diversos líquidos.
Registaram as suas conclusões.
Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida);
Inferir a importância do consumo de água «pura».
Procedimentos:
Os alunos observaram os diversos líquidos.
Os alunos cheiraram os diversos líquidos.
Registaram as suas conclusões.
Observação microscópica de uma gota de água
É importante conhecer a proveniência da água que se bebe, pois mesmo apresentando as três características, a água pode não ser própria para consumo, por conter impurezas e/ou microrganismos só visíveis ao microscópio.
Realizámos a observação microscópica de uma gota de água, retirada de um riacho, que à vista parecia «pura», mas ao microscópio observaram-se impurezas. Também observámos uma gota de água de infusão de salsa.
Para a realização desta actividade, convidei a Drª Filomena, professora de Ciências e Matemática na EB2,3 deste Agrupamento, que como amiga e colega, de imediato se disponibilizou para estar presente na nossa sala de aula. Obrigada pela sua colaboração.