Esta tarefa desenvolveu-se em dois momentos: num primeiro momento, os alunos separaram os objectos por dois tabuleiros e num segundo momento o grande grupo discutiu as razões dessa separação.
Eu iniciei a actividade colocando o primeiro objecto num dos tabuleiros e esclarecendo que todos os objectos colocados naquele tabuleiro deveriam ter, pelo menos, uma característica em comum com aquele. De seguida, cada par de alunos retirou um objecto da nossa colecção inicial e decidiu em qual dos tabuleiros deveria colocá-lo. Esta decisão foi explicada de imediato pelos alunos e debatida em grande grupo.
Após todos os alunos terem tido a oportunidade de agrupar algum objecto, passou-se então ao segundo momento da tarefa. Em grande grupo analisámos as duas colecções obtidas, identificando semelhanças e diferenças entre todos os seus elementos. Por fim, os alunos fizeram uma síntese com um registo escrito e as colecções foram classificadas em função da existência de superfícies curvas, ou apenas de superfícies planas.